RETORNAR AOS ESTUDOS,UM GRANDE DESAFIO

Olá pessoal,
hoje quero dividir com vocês as alegrias e as dificuldades que enfrentei, quando decidi entrar na faculdade.
 Estudar depois de madura, é um verdadeiro desafio e muitas vezes, desistir parece ser a melhor opção ou pelo menos a mais fácil. 


   Espero que o tema,desperte em vocês a vontade de concluir aquele projeto, aquele sonho que ficou guardado no coração e que pode parecer difícil, mas que talvez só precise que você dê o primeiro passo.

                                                             
Durante os anos que acompanhei os estudos dos meus filhos, cursar uma carreira acadêmica, não fazia parte de meus planos.Pois como mãe, eu queria vê-los formados, o resto poderia esperar.
 Mas quando minha caçula, enfim se formou,apareceu aquela vontade de voltar aos livros e como adoro história, essa foi a minha escolha.
Mas escolhas tem seu preço,  junto veio o medo de fracassar, da reação das pessoas,de não ser capaz, enfim, aquela sensação de que o tempo passou e eu fiquei.                                        
Precisei de coragem até para fazer a matrícula.Achava que as pessoas iam me questionar, me olhar diferente,mas estava determinada e pronto.
Essa foi minha primeira lição, é preciso dar o primeiro passo.
                                 
Eu não tive problemas com minha família, mas não posso dizer que todos os amigos acharam uma boa ideia. Alguns até citaram a minha idade, lembraram minhas limitações (ah como se eu não soubesse rs),a crise econômica e quando nenhum desses argumentos pareceu me abalar, apelaram para coisas do tipo, será que você não tem nada mais importante para fazer?  Afinal você é artesã,não é suficiente? 
Mas eu não estava desistindo de nada, pelo contrário, queria agregar mais conhecimento.Sendo assim,  não dei a menor atenção aos  pessimistas,nem discuti, só segui em frente.
                                                                             
                                                 
Dividir o tempo entre a família,artesanato,casa,amigos e estudo foi uma tarefa cansativa,corrida mas sem dúvida muito gratificante.
Foi necessário aprender a organizar meu tempo.
Com o fim do ano chegando e as provas também.
Aqueles questionamentos  dos "amigos" pareciam começar a ter algum sentido? Será que vale a pena, nessa idade...?
Para piorar, eu participava de um grupo de estudos e via como os meus  colegas, estavam inseguros em relação ao resultado das avaliações e dos trabalhos.
Será que eu estava investindo numa bobagem? Esses eram os pensamentos que  povoavam a minha cabeça,  enquanto  aguardava as notas.Mas deu tudo certo,fui bem nas avaliações.
                                
Não vou negar que durante todo esse pequeno percurso entre matrícula e conquista do primeira etapa dos estudos, senti falta de mais palavras de apoio,de otimismo e em certos momentos ,de incentivo.
Mas o que realmente fez a diferença, foi a caminhada, o auto conhecimento,a satisfação de saber que sou capaz de fazer,ver que a idade e o tempo, são apenas detalhes.
Diante da carga de confiança,de gratidão,de experiência que conquistar um objetivo ou começar a trabalhar para alcançá-lo pode nos proporcionar.
 Espero que esse depoimento seja inspirador, que vocês tenham mais confiança em suas habilidades e não desistam de buscar seus sonhos.

                                                                    


Comentários

  1. Nos dias e hoje estudar depois da idade madura já é bastante comum, acho legal quando a pessoa decide retornar os estudos. Muito importante você compartilhar a sua experiência, com certeza vai ajudar muitos a resgatar os sonhos, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida,essa é a intenção,motivar as pessoas a buscar seus sonhos.bjus

      Excluir
  2. Ola tudo bem..
    Tem aquele ditado que diz que nunca é tarde para voltar aos estudos.
    Ma verdade tem o lado bom.A pessoa ja esta com a mente mais aberta. Em contra partida ja nis encontramos cansados dos afazeres, família , casa etc.
    Siga em frente e lhe desejo boa sorte e faça como eu. Eu ja conclui as faculdades e uma pós.
    Quando recebemos o cartucho é algo espetacular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,de fato é um caminho bem complicado por isso estou focando nele.

      Excluir
  3. As pessoas geralmente lutam quando estão aprendendo uma nova habilidade, que pode parecer doloroso estudar quando atingem a maturidade ... É uma maneira importante de capacitar as pessoas a enfrentarem desafios. É perfeitamente natural supor que ser um estudante maduro significa, até certo ponto ... o que, por sua vez, significa que, quando você passa dos 25 anos de idade, imediatamente assume que, você sabe o que deseja hoje, certamente não será o que importava para você naquele momento. ... a vantagem de saber exatamente o que você deseja e como obtê-lo hoje.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você não deu ouvidos aos pessimistas e acreditou no seu potencial. Tenho algumas amigas que se formaram depois dos filhos independentes. Parabéns pela iniciativa! Você é um exemplo que deve ser seguido por muitas mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres tem muita força,afinal administramos a casa e não é para os fracos,acredito que todas nós temos um grande potencial,só olhar acima dos muros.Obrigada.

      Excluir
  5. Perfeito, você falou tudo. Não existe idade pra se começar nada, basta que se tenha vontade de conquistar os objetivos. Infelizmente algumas pessoas adora nos por pra baixo, e outras não valorizam nosso esforço, mas o importante é que você foi e está conseguindo, isso sim tem valor! Siga em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,sempre tem quem tem medo de começar mas em qualquer coisa nesta vida,o primeiro passo é o mais importante.bjus

      Excluir
  6. Realmente não existe idade , existe metas . Também estou de volta as salas de aula e acho muito compensador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,então parabéns,vamos juntas para a vitória.bjus

      Excluir
  7. Oi
    É essencial estudar 😊 no mundo de hoje temos sempre que estar fazendo cursos para nos atualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo,tudo está muito rápido,se manter atualizada é essencial.Obrigada.

      Excluir
  8. Olá!Não existe idade para realizar nossos sonhos,até mesmo porque renunciamos na juventude,dando lugar aos cuidados com os filhos,maridos e etc...nunca é tarde para aprender e evoluir,e incentivo nestas horas são todos negativos,devemos sim retomar nossos sonhos e metas que ficaram lá atrás,o importante é que você é capaz,por ter conseguido sair bem nas avaliações já é uma prova que todo esforço foi uma vitória.
    Parabéns pela determinação e siga em frente.
    Deus abençoe sua caminhada com muito sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém,obrigada pelas palavras gentis amiga,muito feliz com sua visita.bjus

      Excluir
  9. Estudar s tudo parabéns por você tomar uma decisão tão importante,tenho 32 anos e depois de anos de profissão como maquiadora, resolvi fazer Medicina,resolvi é moderno de dizer eu sempre amei a Medicina só que fui deixando,depois usei a desculpa que nunca daria certo por já ter mais de 30 .
    A idade não importa o importante é você chegar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que coisa mais linda menina! Sucesso e muitas cvonquistas é o que desejo pra você.Obrigada pelo apoio.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Nunca é tarde para estudar, mas sim..existe algumas dificuldades com o decorrer da idade. Eu estou com 35, graduei em direito e tenho pós na área, mas também tenho curso técnico em logística e contábeis incompleto. Esse ano quase iniciei outra faculdade, mas vou focar mais na minha área de formação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Acho que pra estudar não existe idade, mas sim vontade. Vc tá certa! Me vejo estudando até velhinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.
Deixe seu o link do seu blog,página ou canal para que eu possa retribuir.Volte sempre.