O RIO DOS ANOS 20 MAIS UM LIVRO DE RUY CASTRO

Oi pessoal,

em tempo de isolamento, os livros tem sido meus fiéis companheiros.
os do escritor Ruy  Castro sempre ocuparam um lugar especial no meu coração.
porque me permite viajar no tempo e conhecer um mundo tão diferente, como o que certamente, nos espera quando essa pandemia terminar.


O livro tem o título METRÓPOLE À BEIRA MAR - O RIO MODERNO DOS ANOS 20. 
Aliás, foi lendo algumas notícias sobre o Carnaval de 2021, que descobri este livro.

Vi uma matéria sobre o enredo da escola de samba Viradouro para 2021, sinceramente hoje, nem consigo imaginar como será o Carnaval no ano que vem.
Mas o livro foi inspiração para a criação do enredo, então eu fiquei curiosa para ler.
O livro começa contando contando como foi a chegada da Gripe Espanhola no Rio ,é um relato forte, cheio de detalhes, onde poderemos ver como foi a reação das pessoas, a uma doença que se alastrava com rapidez, numa época com poucos conhecimentos científicos e poucos recursos para tratar dos doentes,confesso que em certos momentos, ficou bem parecido com o que estamos presenciando .

Porém, da mesma forma que chegou, a gripe, se foi e a esperança como a vida, reencontraram seu caminho.
O autor dedicou poucas páginas a esse evento, porque logo depois vem a reconstrução e as mudanças.
 Esse fato me motivou a continuar a leitura.
Enfim, Carnaval de 1919 aconteceu e para os que já gostavam de festejar, não faltou motivo mas a história não para aí,a cidade aos poucos se curou também.
"De repente,em fins de outubro...."
"Aos poucos,as portas das casa começaram a se abrir.A cidade voltava a vida..."



E a sociedade que se reergueu, parecia querer aproveitar cada segundo.
A cultura, a música,os livros ,descobrir que tínhamos muitas livrarias, como era a imprensa da época, os jornais,as artes,o mundo do cinema, as casas das personalidades que eram abertas aos saraus ,
os grandes escritores que davam seus primeiros passos na literatura.
O mundo vivendo intensamente!

Um Rio vibrante de música e poesia, tendo como pano de fundo a beleza praias cariocas que começavam a ser frequentadas como lazer.
A forma de vestir também se transformara.

"Em 1920,o mundo já tinha o cinema,o fonógrafo,a eletricidade,o automóvel,o avião,a teoria da relatividade,a aspirina...."

Conhecer o que era moda e até a origem de algumas frases e palavras, que hoje usamos sem pensar de onde vieram.
O livro é histórico e mágico, porque o Ruy Castro tem esse dom de fazer as palavras nos carregar para o tempo que ele descreve em suas páginas.Mas também é um livro de esperança, de que tudo vai passar,que precisamos acreditar que vamos superar.
No final, um presente.
Através de um link, o leitor terá acesso a um e book E depois dos anos 20, que mostra o que aconteceu a alguns personagens do livro.
Deixo a sugestão para vocês amigos.



Comentários

  1. Oi,
    Estou usando esse tempo de "isolamento social" para ler também... Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Realmente nesse tempo de isolamento os livros estão sendo muito companheiro e útil, o livro é maravilhoso, gosto de livros que mostram ilustrações, esse livro tem uma história que conta algumas coisas com esse momento que estamos passando, excelente indicação de livro bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, aproveitar o tempo adquirindo conhecimento ou viajando em um livro é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tânia!Que maravilha você nos apresentar este livro,que por sinal foi uma ótima leitura.
    Com este período de isolamento,ele é bem propício,reflexivo e nos traz esperança em dias melhores,isto nos faz crer que depois da tempestade vem a calmaria.
    Excelente livro e ótima indicação! Grata por compartilhar.Bjss

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar nesse livro, mas ja adorei a sua resenha
    ja fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Também estou aproveitando este tempo para ler, adorei a dica de livro não conhecia o trabalho de Ruy Castro. Já quero ler este livro ;)

    ResponderExcluir
  7. Um assunto histórico e que pode nos ajudar tanto na atualidade. Saber que a sociedade se reergueu conforta e traz esperança ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção,informar dar esperança,bjus.

      Excluir
  8. Olá Tânia!
    Lendo sua resenha eu pensei exatos 100 anos da gripe espanhola veio essa pandemia. Se nesses 100 anos não tínhamos muito recurso e hoje temos . Vamos passar com fé e com Glória. Não imagino TB até hj como vai ser o carnaval de 2021, mas uma coisa eu sei vamos passar esse ano c saúde, isso que desejo a todas as pessoas do mundo. E que essa pandemia termine rápido. Amei o post... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga linda, obrigada pela dica, nesta quarentena temos que ficar procurar algo para fazer para não ficarmos loucos né! parabéns pela resenha, quero muito ler, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Tânia,
    Assim como você os livros tem sido meu apoio nessa pandemia. Não conhecia esse livro do Ruy Castro, mas parece ser interessante, ainda mais que tem uma semelhança com nossa situação atual. Estou rezando que assim como em 1919 a gente possa comemorar essa vitória.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu adoro os livros do Ruy Castro... Esse aida não li. O último foi uma biografia maravilhosa. Mas enfim, ache esse um livro necessário, dada a importância histórica do conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto das biografias que ele escreve,sou muito fã de sua escrita,ele tem um dom incrível para contar histórias.Obrigada pela visita,bjus.

      Excluir
  12. Que bacana esse livro! O mais legal é que mostra tudo bem visual no livro. Parece ser uma leitura muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Uma super dica de leitura, com certeza vai entrar pra listinha. Adorei a resenha com detalhes, isso super incentiva a leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parece uma excelente dica de leitura, com muitas informações interessantes. Tenho lido e relido alguns livros nessa quarentena.

    ResponderExcluir
  15. Não consigo imaginar como será o carnaval de 2021 também, espero que tudo tenha passado até lá. Nunca li nada desse autor, mas confesso que fiquei bastante curiosa agora. Anotadinho aqui.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser vai passar sim e mesmo que não curte o carnava,possa comemorar a vida.bjus.

      Excluir
  16. Que livro interessante! Gostei muito do tema , ainda não conhecia esta autor! Já coloquei aqui na minha agenda para pesquisar mais sobre ele!

    Valeu pela dica!
    abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Como uma boa leitora e fã de livros do estilo, adorei demais a dica. Não conhecia o título em específico, mas como carioca e admiradora da história da minha cidade, dica super anotada. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,nossa cidade apesar das dificuldades e contrates,é muito linda e merece ser conhecida sua história.

      Excluir
  18. Tânia esse livro parece uma ótima leitura para o tempo que estamos passando. Realmente quando tudo isso acabar a vida será vivida aos detalhes, é até uma forma de tirar o bem desse mal que é a pandemia. Ótimo dicas de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também penso que a informação pode ajudar a compreendermos melhor o que acontece,

      Excluir
  19. Ainda não conhecia o trabalho do escritor Ruy Castro, gosto de conhecer a história do nosso Brasil e acho que este livro vai me dá oportunidade de viajar na história do nosso Rio de janeiro nós anos 20.

    ResponderExcluir
  20. Não Li nem conhecia o Livro, mas parece uma ótima dica de leitura para nossos dias atuais, com a pandemia e toda a vida sendo colocada em organização, esse seria um bom livro para ficar mais familiarizado com o antes e o por vim depois da quarentena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.
Deixe seu o link do seu blog,página ou canal para que eu possa retribuir.Volte sempre.