sexta-feira

ALGUNS LIVROS QUE MARCARAM MINHA VIDA

Primeira postagem de 2021, vem repleta de esperança de um ano mais leve, mais produtivo e feliz.

Vou começar falando dos livros que acompanharam a minha infância e adolescência.

                  
Assim que aprendi a ler, fui apresentada a obra de Monteiro Lobato,Reinações de Narizinho. E logo me apaixonei pelos moradores do Sitio do Picapau Amarelo. Narizinho, D.Benta,Tia Anastácia,Pedrinho, Visconde de sabugosa... E claro a boneca Emilia que depois de tomar a pílula falante, desandou a falar sem parar.Um livro inesquecível!

Aliás minha reação depois que descobri o que saber ler significava, foi bem parecida com a da boneca Emília,, pois eu passei a querer sempre livros de presente.

E um novo mundo se abriu a minha frente.

Na escola, a professora indicava livros para nossas leituras mensais.E foi aí que entrou em cena a coleção VAGALUME ( coleção de livros, lançada pela editora Ática em 1973, com vários autores convidados e de vários gêneros, voltado para o publico infanto juvenil)
O Escaravelho do Diabo, foi o que eu mais gostei,li várias vezes. Escrito pela Lúcia Machado de Almeida, que também escreveu outros livros de sucesso como: As aventuras de Xisto, o caso de  Artíria ,a borboleta....O escaravelho do Diabo, se passa numa pequena cidade, no interior de SP, onde uma série de assassinatos misteriosos estão acontecendo. Alberto, irmão de Hugo, uma das vítimas percebeu que todas as vítimas receberam um besouro antes de serem mortas ,esperto começou a investigar e logo descobriu, que todas as vítimas tinham várias coisas em comum, mas quanto mais perto ele estava da verdade, mais perigoso ficava. Esse livro virou filme em 2016,vale a pena conferir.

A Ilha Perdida, foi escrita pela Maria José Dupré, e conta as aventuras de dois amigos,Pedro e Henrique, que decidem ir até uma ilha mas a aventura não deu muito certo pois eles acabam ficado presos na ilha, que deveria estar deserta mas não está.Eles se separam e Henrique acaba sendo encontrado por um eremita. É uma aventura repleta de suspense mas muito divertida.

Tom, é um menino que vive com a tia Polly e seu meio-irmão Sid, sempre se metendo em encrencas com seu amigo Huck Fimm. Numa de suas aventuras ele acaba testemunhando um assassinato, tenta fugir e se esconder mas acaba retornando depois que descobre que foi dado como morto. Tom então passa a ser perseguido pelo criminoso.Tom Sawer, é um classico, escrito por Mark Twain que também assinou várias obras infantojuvenis, que agradam todas as idades até hoje.


 O Pequeno Lorde, é ums história encantadora. do pequeno Cedric que vive com sua mãe nos Estados Unidos.Aos sete anos vai morar com seu avõ na Inglaterra.Um senhor mau-humorado que detesta americanos.Lá aos poucos, ele acaba conquistando todos inclusive o avô.É uma história para refletir sobre o amor,a generosidade e conseguir derrubar as ideias pre concebidas.É uma leitura que agrada a crianças e adultos.


Charles Dickens,escritor ingles ,autor de vários clássicos.
Escreveu esse livro que narra a vida de David desde a infância, revelando perdas,encontros e desencontros e até o verdadeiro amor.
Após seu nascimento, o pequeno David recebe a visita de uma tia,ela esperava que sua mãe tivesse dado a luz a uma menina,ao ver que era um menino,foi embora decepcionada.
Um dia, David ao voltar da escola, encontra tudo diferente.
Sua mãe uma pessoa frágil e delicada, havia se casando de novo.
O padrasto o envia para um colegio, de onde ele foge e vai ao encontro da tia, que o visitara ainda no berço,iniciando então uma longa aventura até a fase adulta.
E por último, Sem Família,escrito por Hector Malot,a história sobre  um menino que vive com sua mãe adotiva.
O marido dela está na cadeia mas logo é solto,vem para casa e começa então a fazer tudo para se livrar do garoto,até vendê-lo.
 Nas ruas, sozinho, apesar das dificuldades,ele vai fazer de tudo para encontrar sua verdadeira familia.

Esses são alguns dos livros que li na minha infância ou pelo menos os mais importantes. ler sempre fez parte da minha juventude,tanto quanto o artesanato.
E vocês conhecem alguns desses livros?
Adoraria ver a lista dos livros que fizeram a diferença, na vida de vocês.
Se já leram, quais gostaram mais? 

13 comentários:

  1. Infelizmente, até agora só tive a oportunidade de ler Tom Sawyer, mas amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nunca é tarde para essas leituras,obrigada.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a maioria, sabia? Mas me senti bastante interessado em conhecer mais sobre a história que o Charles escreveu. A ilha perdida também me aparenta ser muito bom, sem contar que é um nacional, né?! Adorei a postagem.
    Até mais,
    www.estudou.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros antigos mas com histórias maravilhosas,estou relendo alguns e em breve farei uma resenha para incentivar os amigos a ler essas histórias.Obrigada.

      Excluir
  3. O livro "A Ilha Perdida" tambem me marcou. Tive que ler na epoca da escola, mas confesso que enrolei p ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro muito divertido,bjus.

      Excluir
  4. oi!
    Que maravilha :D eu adorei os livros, eu tenho A Ilha Perdida é maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade querida é um história bem interessante,obrigada.

      Excluir
  5. que livros incríveis
    confesso que não conheço ngm
    esse ano tenho meta de ler 1 livro por mês, já coloquei na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ter uma meta mesmo,obrigada pelo carinho,bjus.

      Excluir
  6. Queria muito ter a coleção do Lobato. Os da série vagalume tenho vários aqui, são meus queridinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vê-lo aqui amigo,obrigada.bjus.

      Excluir
  7. Vários foram os livros que marcaram a minha infância/adolescencia. Mas sem dúvida o que mais me tocou foi o Diário de Anne Frank.

    ResponderExcluir

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.

As mais visitadas