terça-feira

OS NOVOS DESAFIOS DO ARTESANATO

 Ser artesão nunca foi uma tarefa fácil apesar de ser muito compensadora, para quem realmente faz o que gosta. Entretanto,viver de artesanato sempre foi um sonho  para muitas de nós.                                    

 Não que seja  impossível mas agora se tornou essencial, se adaptar a essa nova realidade.

 Com o distânciamento social, as vendas on line cresceram e foi a alternativa para que muitos artesãos conseguissem se manter. Mas para quem encontrou no artesanato uma oportunidade de trabalho, começar pode parecer um grande desafio,

O ideal é que procure se informar sobre como esse sistema funciona, suas vantagens e desvantagens para as artesãs.

Hoje existem muitas plataformas de vendas de produtos artesanais, cada uma com caracteristicas bem diferentes nas comissões, nos envios, no atendimento aos vendedores e também ao cliente.

Por isso , para os iniciantes, meu conselho é não desistir diante das dificuldades, acredite sempre no que faz, se você não se valoriza, dificilmente vai inspirar confiança para o cliente  e esse  fator  pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento. Pensando em ajudar as iniciantes, vou deixar aqui algumas dicas  que considero importantes.

 1-Uma peça artesanal exige tempo de confecção, esse fato deve sempre estar presente na mente do artesão, pois é fácil se encantar pela possibilidade de venda e esquecer que não somos máquinas. Vender grandes quantidades de produto artesanal, é muito diferente do que vender produto manufaturado. Por isso, fique atento aos prazos. não prometa o  que não poderá cumprir.

2- Pesquise preços, calcule a quantidade do material que será usado, a dificuldade do trabalho, o tempo gasto na hora de por o preço na peça.Descontos por quantidade devem ser bem calculados.Lembre-se mais peças,mais trabalho.

3-A divulgação do seu trabalho é muito importante.As redes sociais, podem ajudar, tire boas fotos, nítidas que mostrem todos os detalhes.

4- Escolha com cuidado onde comprar o material para sua arte, pesquise preços, formas de pagamento, qualidade dos produtos e se for comprar on line, verififique o tempo de entrega. Se possível veja as avaliações da loja,para saber se  é confiável.

5-Da mesma forma, pesquise onde vai oferecer seus produtos, veja o que a plataforma te oferece, compare os benefícios, as comissões sobre vendas e anúncios. Hoje temos boas opções como Elo 7,Mercado livre,Shopee....

6-  Veja se o que você vai vender, tem boa aceitação no mercado, quanto investimento será necessário, de quanto tempo você precisará dispor para seu negócio.Organize-se!

7- Procure determinar o seu nicho e interagir com pessoas que gostam ou entendem do que você vende. Assim você pode conhecer melhor os gostos dos seus clientes ,sempre que possível promova enquetes para conhecer melhor seu público. Vendeu? Incentive o cliente a dar um feedback.

8-Saiba aceitar as críticas, se desculpar e buscar soluções, que possam resolver o problema. 

9-Priorize o bom atendimento antes, durante e depois da venda. 

10-E por último, descreva sua peça da forma mais clara possivel (material usado,quantidade,marca...) e as formas de pagamento, de entrega, tempo de confecção.... Coloque-se a disposição para esclarecer as dúvidas.

Espero que essas dicas ajudem a vocês que estão chegando agora no mundo da artes manuais.

                          Quem tiver mais sugestões, deixe aqui nos comentários.





32 comentários:

  1. Tânia importantes as suas dicas para os iniciantes, em qualquer área de trabalho sempre há desafios, mais como você disse é não desistir diante das dificuldades, as suas dicas vão ajudar muito quem está nessa área, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida,esse é o objetivo do post, não deixar que as pessoas desistam,bjus.

      Excluir
  2. Oii

    Ótimas dicas, minha prima esta fazendo artesanatos vou repassar essas dicas para ela, realmente as vendas online cresceram muito com essa pandemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou,pode compartilhar para ajudar ao maior número de pessoas.bjus.

      Excluir
  3. Amei seu post,nesta pandemia eu me arrisquei com a costura,fiz algumas máscaras e roupinha para minha cachorrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show, isso é muito bom,todos podemos fazer muitas coisas,bjus.

      Excluir
  4. Olá, Tania!

    São ótimas dicas para quem pretende viver de artesanato. Tenho algumas amigas artesãs, vou enviar este post a elas. Realmente, o artesão tem que valorizar a si e o seu trabalho. Muito gentil da sua parte compartilhar sua experiência.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Dicas bonitas e úteis para muitas pessoas.
    Todos nós não devemos conhecer o desespero para sermos consistentes, priorizando também a qualidade à quantidade.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
  6. Dicas muito legais para iniciantes que querem viver do Artesanato e ter sucesso. Práticas artesanais são uma ótima maneira de sentir satisfação. O crochê como qualquer outra profissão lucrativa vai depender de muito esforço e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida,sem dedicação e esforço as coisas ficam mais dificeis,bjus.

      Excluir
  7. Olá Tania!Realmente viver do artesanato é bem difícil,não é bem valorizado,quem ver a peça pronta acha lindo mas não dar o devido valor,o artesão tem que se adaptar a esta nova realidade,em tempos difíceis que estamos passando,temos que usar toda nossa criatividade para reinventar,as vendas online ajudam bastante.
    Suas dicas são sábias,inspiradoras,de grande ajuda,principalmente quem está começando.
    Tudo é possível com determinação,persistência,trabalho árduo e principalmente amor por nosso trabalho,para fazer peças com qualidade,valorizando nossa arte e nossos clientes.
    Excelentes dicas!Uma sugestão que para mim dar certo e os clientes ficam bem satisfeitos,a cada entrega sempre faço pequenos brindes para o cliente.
    Por exemplo:encomendas de tiaras,faço uma pulseirinha combinando ou um chaveirinho de pompom ou feltro,as crianças e as mamães amam. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida,verdade os brinbdes ajudam bastante em fidelizar os clientes afinal quem não gosta de receber brindes? obrigada pelo carinho,bjus.

      Excluir
  8. Muito boa essas dicas pois agora as pessoas começaram a investir num negócio próprio e o artesanato foi uma área que cresceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, já é uma realidade e as pessoas precisam ficar atualizadas para permanecer nesse mercado,abraços.

      Excluir
  9. Depois dessa pandemia muitas pessoas começaram a empreender em casa e muito com artesanato, tuas dicas são preciosas para quem está começando, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Dicas super importantes para quem tá começando nesse mundo! Eu mesma acredito que para se ter sucesso, dicas como esta fazem a diferença! Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada espero poder ajudar as pessoas,bjus.

      Excluir
  11. Não é fácil ser artesão, eu admiro muito essa profissão. Suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é mas gratificante produzir arte,obrigada bjus.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu achei as suas dicas bem legais e vão ser úteis para aqueles que estão iniciando na arte do artesanato. O artesão tem que valorizar o seu trabalho e prezar pela qualidade ao meu ver.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, qualidade é essencial em tudo que nós fazemos na vida,abraços.

      Excluir
  13. Muito importante! São grandes desafios mas faz parte mesmo! O importante é sempre persistir!Post enriquecedor para os que iniciam .

    ResponderExcluir
  14. Oie! Amo fazer artesanato, mas são peças somente para uso pessoal. Nunca pensei em fazer algo para vender pois sei que as dificuldades são muitas na vida do artesão. Realmente a venda online é uma ótima opção para modificar isso. Artigo maravilhoso.
    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma artesã mesmo que não venda o que produz.Fico muito feliz com sua visita,bjus.

      Excluir
  15. tudo otimas dicas, adoro fazer os meus trabalhos manuais e mesmo que seja so para mim tenho em conta que tem de estar tudo perfeito não pode haver falhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal,fico feliz tenha agradado,bjus.

      Excluir
  16. Olá! Que post bacana! Acho o trabalho com artesanato lindo e você tem razão precisa ser valorizado! E quando o artesão tem os cuidados que você citou fica ainda mais fácil de ajudar nesta valorização. Achei as dicas riquíssimas! Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.

As mais visitadas