terça-feira

VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA?

 Olá pessoal,

 meu tempo está bem corridinho, graças á Deus, por isso tenho ficado um pouco afastada do blog, mas trouxe para vocês uma peça que fiz e que apesar do trabalhão, eu gostei do resultado.Foi para o quarto das minhas netinhas.


    


É um tapete feito para decorar quarto infantil, em forma do jogo Amarelinha.

Devido ao tamanho 1,65 cm , precisei de tempo e muito paciência para confeccioná-lo, até porque me inspirei numa peça similar, feita em tecido.
Também encontrei alguns feitos em EVA , para complicar minha nora,queria em duas cores, porisso, tive que usar dois fios .
Existe uma técnica para isso, o crochê com fio conduzido.
Que consiste em passar um fio por trás do fio que está sendo usado, e ir trocando até forma o desenho esperado.
Porém, praticamente é usado os dois fios em conjunto, o que significaria um gasto bem maior de material.
Sendo assim, optei por ir arrematando à cada carreira, mais trabalho, mais atenção e mais econômico.


Os números e letras foram feitos à parte e aplicados na peça, outro cuidado foi pregar muito bem, para evitar que se soltassem, usei costura e cola de silicone como reforço  .
Como ficará no qarto das crianças, é ssencial que não solte fiapos nem deslize no piso.
Tive que passar um anti derrapante assim brincar em cima dele será seguro.
  O tempo gasto para confecção foi longo, a meu ver, cerca de 20 dias masacredito que minhas netinhas vão ficar bem felizes com essa nova brincadeira para enfeitar o quarto delas.

E vocês sabem a origem desse jogo? Como sou curiosa...

O jogo Amarelinha, é muito antigo e acredita-se ter sido inventado pelos romanos, para ensinar as crianças as letras. Já o nome vem do fracês Jeu de Marelle, que como se parece com a palavra amarelo em português... Já Marelle é a pedrinha que é jogada durante a brincadeira.O importante mesmo, é que a brincadeira atravessou gerações e continua aí, firme e forte.

10 comentários:

  1. Ainn que coisa mais linda. Falei sobre amarelinha no meu instagram esses dias, ensinei minha filha sobre a brincadeira. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal aamiga, muito bom ensinarmos essas brincadeiras aos pequenos. brincar é uma forma divertida de educar.bjus.

      Excluir
  2. Tânia que lindo o tapete, ficou uma graça, adorei a estampa do jogo de amarelinha gostei de saber da origem do jogo, maravilhoso o trabalho, parabéns, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que agradou querida, fico muito feliz mesmo,bjus.

      Excluir
  3. Oi
    Que gracinha ❤️ eu adorei o tapete, meus sobrinhos gostam muito de pular amarelinha.

    ResponderExcluir
  4. Nossa a quanto tempo eu não ouço falar dessa brincadeira que na minha infância era o que a gente mais brincava, hoje em dia as crianças nem brincam mais vivem no computador. Amei a ideia de trazer de volta uma brincadeira tão saudável, gostei do teu trabalho, ficou lindo!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Nossa, que post mais nostálgico. Impossível ver uma amarelinha e não lembrar da infância não é mesmo? Quando éramos crianças desenhávamos na rua com giz, uma pena que durava pouco quando chovia. Achei bem criativo a ideia de fazer um tapete para o quarto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Um lindo tapete feito para decorar o quarto das crianças. Eles podem até usá-lo para pular amarelinha. Jogar amarelinha é uma das atividades mais antigas iniciadas em Portugal pelos colombos. É um dos jogos mais saudáveis e divertidos para crianças, todos os pais devem ensinar os filhos a brincar com esses jogos.

    ResponderExcluir
  7. Brincava demais de amarelinha, bateu até saudades. Lindo tapete
    Muitos beijos 💖
    http://www.ummimoso.com/

    ResponderExcluir
  8. O tapete ficou super legal, já uniu o útil ao agradável, pois um tapete é útil em um quarto, além do mais, vai ficar agradável para as crianças poderem brincar. Parabéns pela criatividade e aptidão manual. Adorei!!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.

As mais visitadas